5 de abr. de 2014

Aurora Boreal


A fantástica Aurora Boreal 


         É um fenômeno que ocorre na região norte do planeta, polares. Além de ocorrer na Terra, ocorre em outros como Saturno, Júpiter e Marte. Pode ser vista no final da tarde ou de noite a olho nu. São luzes coloridas e brilhantes, na maioria das vezes esverdeadas, avermelhadas e rosadas. São arcos homogêneos junto ao horizonte. Partes não regulares juntam-se para formar as auroras móveis em forma de cortina, raios que se separam formando um leque. A altura de uma Aurora Boreal oscila mais ou menos entre 100-120 quilômetros.
        A intensidade de luminosidade é variável, irregular e pulsante. A cor esverdeada, geralmente, corresponde ao espectro de oxigênio. 
        A explicação cientifica é que ocorre devido ao contato dos ventos solares com o campo magnético do planeta. O nome Aurora Boreal foi atribuído pelo cientista Galileu Galilei, devido a deus romana do amanhecer, chamada Aurora e seu filho Bóreas. 
        O fenômeno ocorre, geralmente, nos meses de Setembro a Outubro, e Março a Abril. Épocas de grandes atividades das manchas solares, A Aurora pode ser reproduzida, de maneira artificial, através de explosões nucleares ou em laboratórios. 

Segue anexo, abaixo, um vídeo de como ocorre o fenômeno:





Nenhum comentário:

Postar um comentário