14 de mai. de 2014

Via Láctea


         A Via Láctea sobre o Canadá, Ontário. Esta foto não foi trabalhada no photoshop. O motivo para o céu estar dessa forma é a ausência de poluição.


Fonte: NASA 

11 de mai. de 2014

Bioluminescência


Você sabe o que é bioluminescência? 


          O fenômeno de emissão de luz por organismo é denominado bioluminescência. Ocorre em e grande parte dos seres vivos, com exceção dos vertebrados terrestres(aves, mamíferos e anfíbios). Há uma transformação de energia química em energia luminosa, mais precisamente,  uma transdução quimiofísica. Este fenômeno é variável, dependendo, na maioria das vezes, da ação de uma enzima, a luciferase, sobre um substrato a luciferina. Ambas reagem entre si, com a oxidação de um substrato pelo oxigênio, liberando luz.
            Um exemplo, entre os insetos, é o vagalume. Além da necessidade de luciferina e luciferase, é necessária a presença de ATP, consumido durante a emissão de luz. 





América do Sul

A América do Sul vista do espaço durante a noite.



Fonte: NASA

9 de mai. de 2014

Maré

Como as marés são formadas?

      As marés correspondem ao vai e vem das águas em relação ao litoral. Esse fenômeno surge devido a influência dos astros, ou seja, Sol e Lua, provocando uma força de atração sobre a Terra. A maré alta ocorre quando as águas se encontram em um nível mais elevado em relação ao litoral e baixa quando o mesmo diminui. O movimento de avançar e retroceder, das águas, ocorre parcialmente a cada seis horas. Quando o nível das águas encontra-se mais elevado, o fenômeno é chamado de FLUXO ou CHEIA. Já ao inverso, ou seja, o nível encontra-se baixo, o fenômeno é chamado de REFLUXO ou VAZANTE.


Segue anexo, abaixo, um documentário sobre a formação das marés: